Adicionar nova Linha IP
Através das linhas IP você poderá enviar e receber chamadas, para criar uma nova linha IP clique no acesso rápido e digite: Adicionar nova Linha IP
Tecnologia: Selecione aqui a tecnologia que essa linha utilizará, caso necessário poderá criar novas tecnologias em Gerenciar Tecnologias SIP. Por padrão o sistema utilizará sempre a tecnologia SIP 2.0 (SIP)
Protocolo: Com o protocolo UDP o cliente deverá enviar o registro sempre na porta 5060 diferente do protocolo TCP, no TCP o cliente deverá enviar o registro na porta 5080.
Assinante/Dono da Linha IP: Selecione aqui o assinante proprietário dessa linha IP.
Plano de prefixo customizado: Se necessário você poderá inserir aqui um plano de venda diferente do plano do assinante, por padrão o sistema sempre vai utilizar o plano selecionado no cadastro do assinante.
Tipo de autenticação: Você poderá realizar a autenticação do ramal através de duas opções, sendo elas: Usuário e senha ou IP + techprefix.
Autenticação Usuário + Senha
Nome de usuário: Defina aqui um nome de usuário para realizar o login da Linha IP
Senha: Defina aqui uma senha para realizar o login da Linha IP
Padrão de discagem: No caso de ser autenticado por usuário e senha o seu cliente deverá enviar a chamada sempre no padrão 0+ddd+número, somente nos casos de ser uma chamada local para o ddd definido no cadastro da linha IP o cliente poderá optar por enviar apenas o número sem o 0+ddd
Autenticação IP + Tech
Ip: Insira aqui o Ip do equipamento do seu cliente, esse ip será o ip autorizando o recebimento de chamada através desse IP
Techprefix: Insira aqui uma techprefix, essa tech deverá ser informada ao seu cliente junto do IP da sua Plataforma, serão através desses dados que ele vai conseguir enviar a chamada até a Plataforma.
Padrão de discagem: No caso de utilizar o IP + Techprefix o cliente deverá enviar a chamada no padrão tech#0+ddd+número ou tech*0+ddd+número.
Tratamento de áudio: Por padrão será sempre automático.
Tratamento de Nat: Se estiver com problemas de chamada muda você poderá alterar as opções de nat, cada uma delas altera o formato do nat para tentar corrigir a chamada muda, sempre que for realizar uma alteração no nat é necessário salvar e em seguida reiniciar o equipamento ou softphone onde a linha IP está logada para validar as novas configurações.
Volume de entrada: Ajuste de volume de entrada (recomendamos -21)
Volume de saída: Ajuste de volume de saída (recomendamos -21)
RTP simétrico: Ative essa opção para tentar corrigir o problema de áudio mudo em alguns equipamentos.
Codecs Suportados por essa Linha: Insira aqui os codecs suportados pelo telefone IP ou Softphone.
Tipo de funcionalidade: Defina aqui o tipo de funcionalidade que essa linha IP terá, abaixo trataremos o que cada uma faz.
Linha IP: Através dessa funcionalidade a linha poderá enviar e receber chamadas.
Portal de voz: Através dessa funcionalidade sempre que ligar no número da linha o cliente poderá enviar uma chamada externa. O cliente deverá informar a senha do portal de voz.
Central Callingcard: Através dessa funcionalidade sempre que ligar no número da linha o cliente deverá informar o número do cartão CallingCard gerado em Gerenciar CallingCards (Cartões) e após isso ele poderá enviar chamadas consumindo o saldo do cartão.
Menu de ura - IVR: Através dessa funcionalidade sempre que ligar no número da linha será direcionado para uma ura de atendimento, essa função é semelhante ao número do did, porém, aqui você vai ligar no número a linha IP, a ura deverá ser criada em Gerenciar Blocos de URA (IVR).
Fila de atendimento: Através dessa funcionalidade sempre que ligar no número da linha será direcionado para uma fila de atendimento, essa função é semelhante ao número do did, porém, aqui você vai ligar no número a linha IP, a fila deverá ser criada em Gerenciar Filas de Atendimento.
Cabine Telefônica: Através dessa funcionalidade sempre que ligar no número da linha o cliente poderá enviar chamadas através de uma cabine, essa cabine deverá ter saldo.
Reproduzir áudio antes de cada chamada: O áudio inserido aqui será reproduzido antes de cada chamada, esse áudio pode ser um lembrete para o atendente informando que ele precisa por exemplo atualizar o cadastro do cliente. O áudio deverá ser inserido em Gerenciar Arquivos de Áudio
Permitir Escuta: Se deseja escutar as chamadas dos ramais, primeiro você precisa definir em Configurações Globais um ramal que será responsável por fazer a escuta nos demais, tanto o ramal configurado nas configurações globais quanto os ramais que serão escutados deverão estar com o permitir escuta habilitado e para efetuar a escuta basta clicar no ícone do microfone e em seguida receberá em seu ramal uma chamada com a escuta. No primeiro momento você apenas irá escutar a chamada, caso desejar interagir com o atendente digite 5, para interagir com o atendente e cliente digite 6, e por fim caso deseje retornar ao modo somente de escuta sem interagir com ninguém digite 4.
Permitir Transferência: Essa função habilita a transferência e você poderá fazer as transferências utilizando o *1 para transferência assistida onde você fala primeiro com a linha que receberá a transferência e #1 para transferência Direta onde você não fala com a linha que receberá a transferência.
Gravação para fixo: Essa função habilita a gravação de chamadas fixas. Verifique o espaço em disco liberado na revenda e no assinante, se o espaço acabar em algum destes níveis a Plataforma deixará de gravar as chamadas.
Gravação para móvel: Essa função habilita a gravação de chamadas móveis. Verifique o espaço em disco liberado na revenda e no assinante, se o espaço acabar em algum destes níveis a Plataforma deixará de gravar as chamadas.
Reproduzir erros: Essa função reproduz um áudio contendo o erro caso ocorra algum erro na chamada.
Habilitar voicemail: Habilite esta função para ativar a caixa postal ou digite na sua linha IP *36 para ativar/desativar a caixa postal e para acessar a caixa postal digite *98 e informe a senha da caixa postal Senha: Defina aqui a senha da sua caixa postal, se necessário poderá também alterar utilizando o *37.
Ativar cadeado: Se habilitado o sistema pedirá uma senha antes de cada chamada Senha: Defina aqui a senha do cadeado.
Senha portal de voz: Defina aqui uma senha para o portal de voz.
Habilitar Qualify: Recomendamos que verifique se o endpoint seja compatível com essa funcionalidade e responda ao options enviado pela Plataforma, caso não seja compatível ou não responda, desabilite essa funcionalidade.
Música de transferência: Você poderá utilizar a música padrão ou uma música personalizada para a transferência de chamadas, as músicas personalizadas deverão ser inseridas em Gerenciar Arquivos de Áudio
O siga-me refere-se a um desvio de chamada, é possível desviar as chamadas para um número externo de acordo com a funcionalidade abaixo.
Siga-me Sempre: Nessa funcionalidade o sistema sempre irá desviar a chamada.
Siga-me Offline: Nessa funcionalidade o sistema somente irá desviar a chamada caso o ramal seja deslogado ou perca o seu registro.
Siga-me Ocupado: Nessa funcionalidade o sistema somente irá desviar a chamada caso o ramal já esteja em alguma chamada e o equipamento retornar a sinalização informando.
Siga-me Ausente: Nessa funcionalidade o sistema somente irá desviar a chamada caso o ramal não atenda a chamada.
O siga-me realizará uma chamada para o destino inserido e por ser uma chamada de saída o número deverá ser preenchido no padrão 0+ddd+número.
Tipo de cobrança:
Saldo Cliente: Nessa opção o saldo a ser consumido será o do assinante.
Saldo Linha IP: Nessa opção o saldo a ser consumido será o que for inserido na linha IP.
Limitar a utilização desta linha por horário: Se for necessário definir um horário que a linha IP poderá funcionar, crie um perfil de horário em: Gerenciar Perfil de Horários e insira aqui.
Nome da Bina ligações IP x IP: Informe aqui a bina que será exibida nos casos de chamadas internas entre ramais.
Simultâneas: Quantidade máxima de simultâneas que essa linha poderá fazer, 0 será sempre ilimitado.
Tempo Chamando: Tempo máximo em segundos que o sistema vai aguardar antes do atendimento de cada chamada, ao chegar nesse tempo caso não ocorra o atendimento a chamada será encerrada por time-out.
Tempo ring IP x IP: Nesse campo você poderá limitar a quantidade de segundos que a a linha IP irá tocar nos casos de recebimentos de chamada.
Tempo máximo: Tempo máximo de uma chamada atendida em segundos.
Número da Bina: Bina utilizada para chamadas externas.
DDD Local: Informe aqui o DDD local do ramal, uma vez configurado se o cliente enviar chamadas para o DDD local ele poderá enviar apenas o número sem o 0+ddd, somente nos casos de não ser DDD local o cliente deverá enviar 0+ddd+número
Número linha IP: Informe aqui o número da linha ip, através desse número você poderá receber chamadas internas.
Portabilidade Fixo: Para usar a portabilidade deverá habilitar essa função. Antes da utilização da portabilidade você deverá contratar o serviço.
Portabilidade Móvel: Para usar a portabilidade deverá habilitar essa função. Antes da utilização da portabilidade você deverá contratar o serviço.
Permite Fixo Local: Através dessa função você poderá permitir chamadas fixas para o DDD local.
Permitir Fixo LDN: Através dessa função você poderá permitir chamadas fixas para longa distância nacional.
Permite Móvel Local: Através dessa função você poderá permitir chamadas móvel para o DDD local.
Permite Móvel LDN: Através dessa função você poderá permitir chamadas móvel para longa distância nacional.
Permite Fixo DDI: Através dessa função você poderá permitir chamadas para fixos DDI.
Permite Móvel DDI: Através dessa função você poderá permitir chamadas Móvel DDI.
Permite Ip x ip: Através dessa função você poderá permitir chamadas internas entre linhas IP.
Ativar Ring Falso: Caso a rota não reproduza o áudio de ring, você poderá habilitar o ring falso e o sistema irá simular o ring.